agricultura

Perdas no milho ultrapassam os 75% e, na soja, os 50% na região de Santa Maria

Francine Boijink

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Agudo/divulgação

A perda na produção de soja é superior a 50% na região de Santa Maria ao ser feita uma comparação com a estimativa inicial de rendimento e a de milho é ainda maior, passando dos 75%, com muitas das lavouras registrando perda total. É o que aponta o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS- Ascar, nesta quinta-feira. Os últimos dias foram marcados por chuvas de baixo volume que não abrangeram todos os municípios, sendo desuniforme até mesmo em suas áreas. As Prefeituras continuam entregando água na área rural, tanto para consumo humano quanto,  em muitos casos, para dessedentação animal, como é o caso de Pinhal Grande que inclusive está com racionamento na sede do município.

Declaração do Imposto de Renda inicia em 7 de março e apresenta facilidades nesta edição

A maior parte das lavouras de soja já está na fase crítica no que se refere à escassez de água (floração e enchimento de grãos). Além disso, o calor e a falta de umidade ocasionou a presença de tripes nas plantas, o que demanda dos produtores monitoramento e controle da praga. E, a partir desse período, as atenções também precisam estar voltadas no que se refere à ferrugem asiática, assim como também de doenças relacionadas ao final de ciclo.

A estiagem também ocasionou um grande abortamento de flores e vagens, além da morte das plantas, de uma forma generalizada, com danos irreversíveis, com rendimentos muito abaixo do potencial que era previsto inicialmente para a cultura. Já em relação ao preço da saca, houve um aumento quando feita uma relação com a semana anterior, chegando a valores médios de R$ 195,06/saca de 60 kg. 

No que se refere ao milho, em Tupanciretã, nas lavouras não irrigadas as perdas foram de 80%. O preço da saca de 60 kg do milho apresentou leve queda, em média sendo pago ao produtor o valor de R$ 93,66. A presença da cigarrinha do milho tem sido percebida, exigindo monitoramento e controle pelos produtores. 

* Com informações da Emater


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Liquida Santa Maria vai até este sábado

Próximo

Declaração do Imposto de Renda inicia em 7 de março e apresenta facilidades nesta edição

Economia